Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

Seminário de Geografia



Equipe:
Gabriel Teixeira
Larissa Maciel
Yuri Amorim
Melina

Tema:
Violência

Série:
2° ano





.

Introdução

Este trabalho tem intenção de discorrer e informar sobre Violência, que é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto.
Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.




.

A Violência


Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”.
Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação de que a violência é a imposição de dor, a agressão cometida por uma pessoa contra outra; mesmo porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido.
Para todos os efeitos, guerra, fome, tortura, assassinato, preconceito, a violência se manifesta de várias maneiras. Na comunidade internacional de direitos humanos, a violência é compreendida como todas as violações dos direitos civis (vida, propriedade, liberdade de ir e vir, de consciência e de culto); políticos (direito a votar e a ser votado, ter participação política); sociais (habitação, saúde, educação, segurança); econômicos (emprego e salário) e culturais (direito de manter e manifestar sua própria cultura).
.


A violência no Brasil


O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. O índice de assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica e contra a mulher é muito alto e contribui para tal consideração. Suas causas são sempre as mesmas: miséria, pobreza, má distribuição de renda, desemprego e desejo de vingança.


Hoje a violência é um dos principais problemas que atinge a população brasileira. E muitas pessoas com medo acabam ficando presas em suas próprias casas.
As grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais atingidas. Isso se deve principalmente ao crime organizado e ao trafico de drogas que dominou as comunidades da “Cidade Maravilhosa”.


As autoridades devem pensar em soluções o mais rápido possível, para pelo menos diminuir esse problema e assim dar a população o direito de paz e segurança que todos nos devemos ter.
.


Tipos de violência

Existem vários tipos de violência, entre eles, os mais comuns são:

- Violência física
- Violência psicológica
- Violência verbal
- Violência contra a mulher
- Violência infantil




.

Violência física


Algumas formas de violência, especialmente a violência física, a agressão propriamente dita, causando danos materiais ou fisiológicos, caracterizam-se pela intensidade comparativamente alta, assim como pela instantaneidade - porém tendo pouca perenidade. Existem inúmeras variações da violência física (ou ainda, sub-variedades), como o estupro, o assassinato e/ou as brigas.
.

Violência psicológica



A violência psicológica consiste em um comportamento (não-físico) específico por parte do agressor, seja este agressor um indivíduo ou um grupo específico num dado momento ou situação.
Muitas vezes, o tratamento desumano tais como rejeição, depreciação, indiferença, discriminação, desrespeito, punições (exageradas), podem ser consideradas graves tipo de violência. Esta modalidade, muitas vezes não deixa (inicialmente) marcas visíveis no indivíduo, mas podem levar à graves estados psicológicos e emocionais. Muitos destes estados podem se tornar irrecuperáveis em um indivíduo, de qualquer idade.


As crianças são mais expostas à violência psicológica, tendo em vista que dispõem de menos recursos que lhe garantam a proteção. O ambiente familiar e a escola tem sido os locais mais reportados. Pais e parentes próximos podem desencadear uma situação conflituosa que envolva a criança, por exemplo. Na escola, os colegas, professores ou mesmo a instituição escolar como um todo podem ser os causadores de situações de constrangimento.
Os adolescentes também são vítimas da mesma situação por motivos semelhante às crianças.
Mesmo indivíduos adultos podem sofrer as mesmas conseqüências danosas. Um exemplo claro disto são as situações de assédio moral.
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras.
.

Violência verbal


Há formas mais individualizadas de violência, como a violência verbal.
Normalmente afetam indivíduos em situações especiais, e não raro acompanham-se de violência física.
.

Violência contra a mulher


A violência contra a mulher engloba várias formas de violência, inclusive psicológica, não só o estupro. O abuso sexual de meninas no lar ou fora dele, a violência por parte do marido, assédio e intimidações sexuais no local de trabalho ou instituições educacionais, a prostituição forçada, entre outros. No Brasil os assassinatos de mulheres, cometidos por seus companheiros ou mesmo parentes próximos tem também atingindo números impressionantes.
A violência contra a mulher é em geral, praticada pelo marido, namorado ou ex-companheiro.
.

Conclusão

Com este trabalho podemos concluir que a violência está presente na nossa sociedade, em vários setores.
No nosso cotidiano acabamos convivendo com a violência, como se fosse uma coisa normal, mas não deveríamos, milhões de pessoas morrem e sofrem todos os anos.
Cada um deveria fazer sua parte para fazer do mundo um lugar harmonioso e sem violência (seja verbal, física ou psicológica).